. Home    . Perfil    . Currículo    . Notícias    . Fotos    . Vídeos    . Contato
FlickrYou TubeBloggerLinkedinTwitterFacebook

terça-feira, 20 de dezembro de 2011

Entrevista em Caxias do Sul sobre a partida Barcelona x Santos

Logo após o término da final do Mundial de Clubes entre Barcelona e Santos, partida que mobilizou o mundo no último domingo, dia 18, o treinador de futebol Joel Cornelli foi convidado para uma entrevista na rádio São Francisco de Caxias do Sul/RS.

Joel, que já participou várias vezes de outros programas da rádio São Francisco, dessa vez comentou sobre o tão aguardado encontro entre Barcelona e Santos, que foi considerado pelo treinador gaúcho uma verdadeira lição de futebol dos catalães em cima do futebol brasileiro.

Ao final da entrevista, o técnico aproveitou a ocasião para falar também sobre seu futuro profissional para o ano de 2012: "Tivemos algumas situações que quase se concretizaram, mas acabou não havendo o acerto. No exato momento estou negociando a possibilidade de iniciar um trabalho de início, pois é sempre mais complicado entrar no meio de uma competição", declarou.

Confira agora a entrevista completa do treinador Joel Cornelli à rádio São Francisco no último domingo:


terça-feira, 13 de dezembro de 2011

Clube dos Emirados Árabes Unidos cogita volta de Joel ao país


Depois da passagem de sucesso nos Emirados Árabes Unidos há 3 anos, o técnico Joel Cornelli foi cogitado para voltar a assumir a comissão técnica de uma clube daquele país.

Na temporada 2007/2008, Joel teve uma bem-sucedida experiência internacional como treinador do Al Ain Football Club, principal equipe de futebol dos Emirados Árabes Unidos, levando o time sub/20 ao 3º lugar da "League One" do campeonato nacional.

Os contatos e o nome da equipe estão sendo mantidos em sigilo, a pedido da própria direção árabe. Joel Cornelli pretende definir em breve o seu futuro para a temporada 2012.

segunda-feira, 12 de dezembro de 2011

Joel Cornelli participa de jogo beneficente em Novo Hamburgo

Enquanto não define seu futuro profissional para a próxima temporada, o técnico Joel Cornelli participou no último sábado, dia 10, de uma partida beneficente conhecida como "Jogo da Vida", que aconteceu na bela cidade de Novo Hamburgo, no interior gaúcho.

O evento foi organizado pela Associação de Assistência em Oncopediatria (AMO) e pela Associação dos Pais e Amigos dos Excepcionais (APAE/NH) com o propósito de arrecadar fundos para as duas entidades. Ex-atletas, técnicos e profissionais do futebol prestaram solidariedade e participaram da partida entre os Amigos da APAE/AMO contra a equipe do Kibola, no Estádio do Vale.

"Muito legal esses jogos entre atletas e ex-atletas nos finais de ano. Tanto pelo aspecto solidário quanto pelo reecontro com velhos amigos", disse Joel Cornelli, que registrou em seu twitter as presenças dos técnicos Ben-Hur Pereira, Edinho Costa, Mabília, Fabiano Daitx; além de ex-atletas como Rivelino, Everton Giovanella, Luizinho, Émerson Ávila, Fuka, Luís Fernando, Titi e de atletas ainda em atividade como Carlos Eduardo, Diego Torres, Pedro Ayub, Márcio Hahn, Rodrigo Mendes, Magro e Pitol.

Confira o vídeo promocional do "Jogo da Vida" que ajudou a divulgar a partida beneficiente em todo o estado do Rio Grande do Sul e restante do país.

terça-feira, 6 de dezembro de 2011

Alegria pelo título do Campeonato Brasileiro conquistado por Tite


O pentacampeonato brasileiro conquistado pelo Corinthians no último domingo foi muito festejado pelo técnico Joel Cornelli. O treinador, que trabalhou no clube paulista em 2004 e 2005, tem fortes elos de amizade com a equipe do Parque São Jorge, em especial com o companheiro Tite, de quem foi auxiliar técnico no início de sua carreira profissional (foto).

"Fiquei muito feliz com esse título. O Corinthians foi a equipe mais regular e mais competitiva de todo o Campeonato Brasileiro. O Tite merece muito essa conquista por que soube extrair o melhor do grupo que tinha nas mãos e ganhou a confiança deles pela seriedade do trabalho. A comissão técnica e a diretoria, que apostou no trabalho que vinha sendo realizado, mesmo nas oscilações naturais em um torneio tão longo, estão de parabéns por essa vitória", declarou Joel.

quinta-feira, 1 de dezembro de 2011

Joel e técnico do Inter participam de seminário na Serra Gaúcha


O técnico Joel Cornelli segue acompanhando os principais eventos ligados ao cenário esportivo brasileiro. Nesta quarta-feira, dia, 30, ele participou em Caxias do Sul do "Seminário de Oportunidades para 2014", promovido pelo Sebrae do Rio Grande do Sul, a exemplo do que vem ocorrendo nas cidades-sede da Copa do Mundo no Brasil.

Como a bela cidade de Caxias do Sul é uma das cidades pré-selecionadas para servir como local de treinamento das seleções estrangeiras, o evento do Sebrae foi focado principalmente nas potencialidades do Mundial para os profissionais locais.

O seminário atraiu treinadores, atletas, empresários e profissionais de comunicação e marketing esportivo do sul do país. Entre os participantes, Joel Cornelli teve a oportunidade de rever o amigo Jari da Rocha (foto), técnico de futsal da equipe do Internacional de Porto Alegre, que tem no currículo o título de campeão brasileiro e da Taça Brasil de Futsal, além de passagens pelas seleções da Rússia, Uruguai e Venezuela e clubes espanhóis e italianos.

sexta-feira, 25 de novembro de 2011

Joel Cornelli participa do programa "Na Torcida" em Caxias do Sul


O técnico Joel Cornelli confirma seu prestígio no Rio Grande do Sul. Enquanto define o seu futuro profissional para a temporada 2012, o treinador foi convidado para compor a mesa fixa de um dos programas esportivos de maior audiência no interior do estado. Joel participa três vezes por semana do programa Na Torcida, veiculado pela Rádio São Francisco 560 AM, de Caxias do Sul.

Joel é um velho conhecido do programa, que existe há três anos, com público consolidado. O treinador era sempre convidado a fazer participações especiais em suas estadas em Caxias do Sul, como já relatado em tempos anteriores aqui no site. Agora na cidade novamente, ele passa a contribuir com a sua experiência de dentro de campo aos debates comandados por Alberto Meneguzzi, a partir das 13 horas, que conta sempre com a participação de torcedores, ex-atletas e profissionais do futebol.

O site oficial do treinador Joel Cornelli disponibiliza agora parte do áudio do programa, correspondente ao terceiro e último bloco, que pode ser ouvido através do seguinte link: http://redesul.am.br/player/player1.php?url=podcast%2F1322063941274933863.mp3&titulo=undefined&id=undefined

terça-feira, 22 de novembro de 2011

Na torcida pelo parceiro Tite na reta final do Campeonato Brasileiro



Joel Cornelli e Adenor Bachi, o Tite, são antigos parceiros no mundo da bola, e nesta reta final do Campeonato Brasileiro a expectativa pelo título do Corinthians é grande também em Caxias do Sul, onde tudo começou, há mais de dez anos. "O Tite é um grande amigo, um profissional que soube suportar bem as pressões e montar uma equipe comprometida, acima de tudo", diz Joel.

"O campeonato não está ganho, apesar da vantagem na tabela. Mas a forma como a equipe conseguiu os dois últimos resultados dá a confiança que o time precisa nessa reta final. O jogo com o Figueirense pode valer o título", avalia Joel.

A parceria entre os dois já rendeu títulos e trabalhos de destaque. No ano 2000, Tite e Joel Cornelli formavam a Comissão Técnica da  Caxias, que sob comando dos dois fez um campeonato estadual surpreendente, desbancou o favorito Internacional e chegou à decisão do título contra o Grêmio. Na final, a equipe grená mostrou a força do conjunto e do trabalho técnico, superou o peso da camisa gremista e se sagrou campeão estadual pela primeira e única vez em sua história.

A repercussão do trabalho levou Tite para o Grêmio no ano seguinte, e a diretoria do Caxias apostou então na semelhança entre os dois profissionais para deixar o comando do clube à cargo de Joel . A relação entre os dois foi inclusive tema de reportagens no jornal gaúcho O Pioneiro, como ilustrado acima (clique na imagem para ampliá-la). A escolha deu certo e o trabalho de Joel Cornelli levou o clube da serra gaúcha ao quadrangular final da Série B do Brasileirão naquele ano, a um passo de conseguir a vaga na elite nacional.

Nos anos seguintes, o relacionamento e confiança na qualidade do trabalho um do outro os colocaria lado a lado em trabalhos nos principais clubes do futebol brasileiro. Juntos, Tite e Joel formaram a comissão técnica do São Caetano, em 2003, chegando ao quarto lugar no Campeonato Brasileiro; De lá seguiram para o Corinthians, onde ficaram até 2005, chegando ao quinto lugar da Série A naquele ano, e ainda ao Atlético Mineiro. Na sequência, Joel iniciou sua carreira solo como treinador, que o levaria no ano seguinte aos Emirados Árabes Unidos.

segunda-feira, 21 de novembro de 2011

A importância das copas estaduais na visão do técnico Joel Cornelli


Além de acompanhar a reta final das quatro divisões do campeonato brasileiro de futebol, o treinador Joel Cornelli manteve-se antenado com relação às principais competições estaduais que acontecem atualmente no país.

Nesse último final de semana, Joel esteve presente na final da Copa Federação Gaúcha de Futebol, que leva o nome de Laci Ughini e que terminou com a brilhante conquista (foto) do Esporte Clube Juventude.

Sob a ótica do treinador, as copas estaduais exercem uma grande importância no atual cenário do futebol nacional, onde apenas poucas equipes conseguem se manter em atividade nas competições chanceladas pela CBF. Confira abaixo a opinião de Joel Cornelli em texto escrito pelo próprio treinador.

Neste final de semana, encerrou-se a Copa Laci Ughini com a vitória do Juventude sobre o Lajeadense na grande final. Com a participação de 27 clubes de todo o Rio Grande do Sul, movimentou o segundo semestre da maioria dos times do nosso interior e capital. 

Mesmo desvalorizada em alguns momentos e colocada de lado em outros pelos clubes que disputaram as competições nacionais, (Caxias, Brasil, Juventude, Cruzeiro e São José), fato este que se repete em vários outros estados do país, considero de importância fundamental a continuidade desta competição nos anos vindouros. 

Clubes, profissionais do futebol, comunidades, imprensa, etc, todos saem ganhando com isso. O aparecimento de novos atletas, a continuidade de trabalho para os membros de comissões técnicas, a manutenção da mobilização por parte do torcedor, a criação de uma base de trabalho para o ano que se aproxima, e sem falar nas vagas para a série "D" ou Copa do Brasil em disputa, que constituem inúmeros benefícios para todos os envolvidos.

Por isso tudo, precisamos entender que mesmo tendo espaço para muitas melhorias, temos que valorizar sobremaneira essa competição e os clubes que dela participam, pois é a partir daí que - nós, treinadores - começaremos a projetar e planejar a próxima temporada.

segunda-feira, 14 de novembro de 2011

Joel Cornelli foi cogitado para voltar a trabalhar em São Paulo e no Ceará

O treinador Joel Cornelli continua em Caxias do Sul aguardando a melhor oportunidade para definir o seu futuro profissional como treinador de futebol. A expectativa é de que até o final do mês, algum projeto concreto possa surgir em termos de convite.

Depois de quase acertar o seu ingresso no Central, da cidade de Caruaru, para a disputas do campeonato pernambucano, Joel Cornelli recebeu nas últimas semanas sondagens de clubes cearenses e paulistas.

Depois de trabalhar no Ferroviário/CE da cidade de Fortaleza, Joel esteve nas cogitações do Tiradentes/CE e do Guarani de Juazeiro, que se preparam para disputar o campeonato cearense de 2012. Em termos de São Paulo, um possível retorno para a equipe do Atlético Monte Azul chegou a ser ventilado, porém as negociações acabaram não progredindo.

terça-feira, 1 de novembro de 2011

Via twitter, Joel Cornelli fala sobre negociação com o Central/PE

O treinador Joel Cornelli esclareceu na manhã de hoje, via twitter, mais detalhes sobre a negociação que manteve com o Central de Caruaru e que terminou não se concretizando em razão de divergências internas entre diretores do clube.

Segundo Joel, houve uma ruptura entre o presidente e pessoas de sua confiança dentro do Central, o que acarretou a quebra do acordo firmado. De acordo com notícia veiculada no site Giro dos Esportes, de Pernambuco, o não cumprimento do acordo estabelecido com Joel Cornelli provocou, no dia de ontem, a renúncia dos seguintes dirigentes: Chico Noé (2º vice-presidente), Jandoval Bezerra (vice-presidente do Conselho Deliberativo), Kiko Beltrão (setor de futebol profissional), Onofre Barroso, Cesar Veloso, Júnior Veloso e João Tavares.

Sobre o descumprimento do acordo por parte da direção do clube, Joel comentou: "Estou no futebol há praticamente trinta anos e infelizmente ainda é bastante comum ver situações dessa natureza, o que definitivamente nada tem a ver com profissionalismo. Não foi a primeira e nem será a última vez que isso acontece no Brasil. Só nos resta torcer que quem assuma o Central possa ter condições de realizar um bom trabalho", informou Joel.

Por fim, desejando sorte ao time no campeonato pernambucano do ano que vem, Joel Cornelli comentou via twitter: "Apenas espero que no futuro o clube possa estar em sintonia entre seus departamentos, para que o erro não se repita. Boa sorte ao Central".

segunda-feira, 31 de outubro de 2011

Depois de um mês, negociação com o Central de Caruaru chega ao fim


Depois de quase um mês de negociações com a direção do Central de Caruaru, o treinador Joel Cornelli anunciou oficialmente, nesta segunda-feira, que não deve comandar a equipe do interior pernambucano no campeonato estadual do ano que vem.

Na semana passada, o nome de Joel Cornelli chegou a ser anunciado oficialmente pela diretoria do Central. Treinador e direção chegaram a acertar salários e a indicação de um auxiliar técnico e preparador físico da confiança de Joel para compor a nova comissão técnica da tradicional Patativa do Agreste. Rapidamente, a notícia se espalhou na imprensa pernambucana e nas redes sociais da Internet. No último dia 24, o site oficial do treinador gaúcho bateu recordes de acesso.

A opção por Joel Cornelli contava com a preferência por parte da maioria dos dirigentes do Central em meio a nomes como Sérgio Cosme, Arthur Bernardes, Alemão e Luis Carlos Winck. Com a palavra empenhada, Joel chegou a recusar uma proposta para trabalhar no Rio Grande do Sul. No final da semana passada, a presidência da equipe pernambucana preferiu desfazer o acordo anteriormente acertado por parte da diretoria de futebol.

Enquanto não define o seu futuro no futebol, Joel Cornelli segue em Caxias do Sul, no interior gaúcho, mantendo contatos profissionais e trabalhando novas perspectivas para o ano de 2012.

sexta-feira, 28 de outubro de 2011

Equipe gaúcha formulou proposta para contar com Joel Cornelli


O treinador Joel Cornelli anunciou que deve aguardar mais alguns dias para tomar uma decisão quanto ao seu destino profissional visando a Temporada 2012. As negociações com equipes do futebol brasileiro continuam acontecendo e o técnico gaúcho espera ter uma definição final o mais rápido possível.

Na terça-feira, dia 25, o técnico recebeu uma boa proposta do Guarany da cidade de Camaquã, equipe que se prepara para disputar a segunda divisão do futebol do Rio Grande do Sul. Mesmo com seu nome consolidado no estado, Joel preferiu recusar a oferta e continuar a disposição do mercado.

"Tivemos algumas conversas e me senti lisonjeado com o convite do Guarany. Trabalhar no Rio Grande do Sul é sempre um prazer para mim, porém acredito que seja o momento de abrir mercado em outras praças", declarou Joel.

Joel Cornelli continua em Caxias do Sul com a família. Enquanto isso, as negociações prosseguem para que o destino profissional do técnico seja resolvido e oportunamente anunciado.

segunda-feira, 24 de outubro de 2011

Domingo de futebol no Beira-Rio e participação em programa de TV


O domingo foi de intensa movimentação para o técnico de futebol Joel Cornelli, que acompanhou in loco o clássico do futebol nacional entre Internacional/RS x Corinthians/SP (foto), realizado em Porto Alegre, pela 31ª rodada do Brasileirão, que terminou empatado em 1x1. À noite, Joel ainda participou ao vivo de um programa esportivo veiculado pela TV Caxias.

Como não poderia deixar de ser, Joel Cornelli encontrou com o treinador Tite, com quem trabalhou diversas vezes no próprio Corinthians/SP, São Caetano/SP, Atlético/MG e nos Emirados Árabes. "É sempre um prazer reencontrar essa grande figura humana que é o Tite, um amigo desde os tempos do Caxias/RS e que escreveu seu nome na história do futebol brasileiro com muito esforço e dedicação", declarou Joel.

Após a partida, Joel Cornelli comentou sobre seu futuro profissional para a imprensa presente no estádio Beira-Rio: "Viajo em breve para fechar contrato com uma equipe que me propôs uma bela condição de trabalho e que está se planejando para fazer um grande campeonato estadual em 2012. Assim que estiver tudo concretizado, terei o maior prazer em anunciar o nome do clube através do meu site oficial", finalizou.

sábado, 22 de outubro de 2011

Destino profissional para 2012 deve ser definido nos próximos dias


O treinador Joel Cornelli deve anunciar publicamente o seu destino profissional para a Temporada 2012 nos próximos dias. A perspectiva é que Joel (foto) acerte com um tradicional time do futebol nordestino. As negociações estão bem avançadas e devem ter um desfecho positivo brevemente.

Na tarde de hoje, em contato com os diretores da Tatics Comunicação e Marketing Esportivo, empresa que presta serviço de assessoria à carreira do treinador, Joel manifestou todo o seu contentamento com as boas possibilidades profissionais para a próxima temporada.

"Recebi boas propostas enquanto descansava com a família em Caxias do Sul. Isto é uma comprovação do trabalho e da imagem positiva que tenho construído recentemente nos clubes que passei. Estou praticamente acertado com uma equipe que tem feito boas campanhas e que sonha alto para 2012. Em conversa com o vice-presidente do clube, foi passado um projeto profissional realmente muito interessante. Devo viajar nos próximos dias para definir alguns detalhes", declarou Joel Cornelli.

Enquanto não viaja para acertar seu futuro profissional, Joel continua o trabalho de observação de atletas. Hoje, o treinador gaúcho acompanhou o jogo Juventude/RS 2x1 Cruzeiro/RS, pela Copa Estadual Laci Ughini. Amanhã, Joel estará em Porto Alegre conferindo de perto o clássico da primeira divisão nacional entre Internacional/RS x Corinthians/SP.

terça-feira, 18 de outubro de 2011

Joel cumpre agenda de compromissos na cidade de Porto Alegre


Enquanto aguarda o desfecho das últimas negociações com times de futebol para a próxima temporada, o técnico Joel Cornelli segue nesta quarta-feira, dia 19, para a cidade de Porto Alegre, onde cumprirá até o final de semana uma agenda de compromissos profissionais.

Está prevista a visita de Joel Cornelli ao Estádio Olímpico para um bate-papo com Celso Roth, técnico do Grêmio. Ainda na capital gaúcha, Joel se encontrará com o coordenador de futebol do Porto Alegre Futebol Clube, Marcelo Rospide.

Joel também tem encontro marcado com Francisco Noveletto (foto), presidente da Federação Gaúcha de Futebol, que tem feito um trabalho revolucionário em termos de qualificação do campeonato estadual nos últimos anos.

Como não poderia deixar de ser, assistir in loco algumas partidas de futebol também faz parte da agenda de Joel Cornelli na capital gaúcha. Na quarta, o treinador confere Cruzeiro x Juventude, pela Copa Estadual, oportunidade em que visitará velhos amigos do Cruzeiro, equipe pela qual Joel trabalhou no ano passado. No domingo, Joel encerra sua temporada em Porto Alegre no Beira-Rio, onde assistirá o clássico Internacional x Corinthians.

segunda-feira, 10 de outubro de 2011

Joel Cornelli negocia propostas profissionais para a Temporada 2012


Com a Temporada 2011 chegando ao fim, Joel Cornelli segue participando de negociações visando o ano de 2012. Além de propostas do futebol paulista e gaúcho, onde já realizou boas campanhas no passado, o técnico também negocia com um tradicional clube do futebol pernambucano.

Joel Cornelli, que espera definir brevemente a sua nova casa para já iniciar seu planejamento profissional de trabalho, tem 44 anos, é natural do Rio Grande do Sul e possui formação em Educação Física e pós-graduação em Treinamento Desportivo pela Universidade de Caxias do Sul (UCS).

Como atleta, iniciou a carreira em 1981, nas categorias de base do Caxias (RS). Profissionalizou-se em 1987 e, logo no seu primeiro ano, ficou com o título do 1º turno do Campeonato Gaúcho e sagrou-se campeão da Copa 250 Anos Cidade de Rio Grande. Em 1990, também pelo Caxias, foi vice-campeão estadual.

Ainda como atleta, Joel também vestiu as camisas do Encantado, 14 de Julho, Pradense e Três Passos, todos do Rio Grande do Sul. Largou os gramados em 1992, após defender o Vitória no Campeonato Pernambucano. Neste mesmo ano, iniciou a carreira de técnico no time infantil do SESI/UCS (RS).

Em 1994 voltou para o Caxias, onde permaneceu por quase 10 anos. Durante esse período, comandou as categorias juvenil e júnior, até virar treinador da equipe profissional. Em 2001, Joel Cornelli por pouco não levou o time grená de volta à 1ª divisão do futebol nacional, realizando uma grande campanha e terminando a Série B do Campeonato Brasileiro em 3º lugar. Antes, no ano 2000, conquistou o título de campeão gaúcho como auxiliar técnico de Tite, quebrando a hegemonia da dupla Gre-Nal. Ainda no Caxias, Joel chegou a assumir funções de coordenador técnico e gerente de futebol.

Joel Cornelli também trabalhou ao lado de Tite no São Caetano (SP), Corinthians (SP) e Atlético (MG), entre 2003 e 2005. Um ano antes foi treinador do Veranópolis (RS), e um ano depois assumiu o Rio Grande (RS). Em seguida, teve uma bem-sucedida experiência internacional como técnico do Al Ain Football Club, principal equipe de futebol dos Emirados Árabes Unidos. Em 2008, Joel Cornelli levou o time sub/20 ao 3º lugar da "League One" do campeonato nacional.

Foi contratado pelo Pelotas (RS) em 2009. Neste mesmo ano treinou mais um clube gaúcho, o Brasil de Farroupilha (RS). Em 2010, ao lado do técnico Armando Desessards, esteve no Ferroviário (CE) durante todo o Campeonato Cearense. No segundo semestre foi contratado pelo Cruzeiro de Porto Alegre (RS) para as disputas da Copa FGF, montando uma sólida base do time que chegou nas finais do campeonato gaúcho de 2011.

Em janeiro desse ano, disputou a Copa São Paulo pelo Atlético Monte Azul (SP). Passou também pelo Guarany de Garibaldi (RS) e por último trabalhou novamente no Ferroviário como técnico no Campeonato Cearense, quando livrou a equipe de qualquer perigo de rebaixamento nas últimas rodadas, e depois na Copa Unimed Fortaleza, após um importante trabalho de identificação de talentos e renovação do elenco na inter-temporada entre as duas competições.

segunda-feira, 3 de outubro de 2011

Trabalho de observação de partidas realizadas no Estádio Alfredo Jaconi


Cumprindo sua rotina profissional de observação das principais competições do futebol nacional, o treinador Joel Cornelli aproveitou o domingo e compareceu ao estádio Alfredo Jaconi, em Caxias do Sul, onde assistiu a vitória do Juventude em cima do Mirassol (foto) pela Série D do campeonato brasileiro.

Apesar da vitória, o Juventude foi eliminado da competição. Na primeira fase, o time alviverde havia feito a melhor campanha entre todos os clubes, mas a derrota por 2x0 no primeiro confronto contra o Mirassol, em São Paulo, acabou sendo decisivo para a desclassificação do time gaúcho.

Na semana passada, Joel Cornelli também acompanhou outra partida do Juventude, que naquela oportunidade mandou a campo o seu time B, no empate de 1x1 contra o Santo Ângelo, pela Copa RS. A partida também foi disputada no Alfredo Jaconi.

Sobre as partidas observadas, o treinador gaúcho teceu o seguinte comentário: "É sempre importante acompanhar os jogos, rever alguns atletas em ação, conhecer novos talentos e prestigiar as competições oficiais, além do que faz parte do trabalho de todo treinador, pois é possível colher observações que poderão ser utilizadas profissionalmente num futuro breve", finalizou.

Crédito foto: Futebol Interior

sexta-feira, 30 de setembro de 2011

Programa de rádio em Caxias do Sul recebe a presença de Joel Cornelli


Depois de alguns dias de descanso com a família, o treinador Joel Cornelli retomou o contato com o futebol no dia de ontem ao participar de um tradicional programa esportivo na Rádio São Francisco 560 AM (foto), de Caxias do Sul, no interior gaúcho.

Sempre que está em sua cidade natal, Joel é convidado pelos coordenadores do programa `Na Torcida`, que já está há quase três anos no ar, para participar e compor a mesa de debates, falando sobre o futebol brasileiro de uma maneira geral e mais especificamente sobre o futebol gaúcho. O programa vai ar ao diariamente às 13h, e tem o comando de Alberto Meneguzzi,  que conta sempre com a participação de torcedores, ex-atletas e profissionais do futebol.

No programa de ontem, Joel Cornelli aproveitou para comentar sobre o seu mais recente trabalho, realizado no estado do Ceará, na tradicional equipe do Ferroviário Atlético Clube. De abril a setembro, o técnico gaúcho permaneceu na capital cearense, retornando ao Rio Grande do Sul somente na semana passada. 

Sobre futuras propostas profissionais, Joel confidenciou que está analisando algumas situações e que espera acertar com uma nova equipe ainda durante o mês de outubro. O treinador tem convites para retornar ao futebol cearense ou até mesmo comandar alguma equipe no Gauchão 2012, mas avalia também a possibilidade de trabalhar no futebol paulista na próxima temporada.

quinta-feira, 22 de setembro de 2011

Treinador Joel Cornelli está de volta ao estado do Rio Grande do Sul

O treinador Joel Cornelli deixou Fortaleza no dia de ontem e retornou para sua cidade natal, Caxias do Sul, no interior do Rio Grande do Sul. Enquanto aguarda novas propostas profissionais, o técnico gaúcho descansará as próximas semanas em convívio familiar.

Depois de uma temporada de cinco meses na cidade de Fortaleza, Joel deixou a capital cearense lamentando a falta de apoio do Ferroviário Atlético Clube, seu ex-clube. Pelo twitter, o treinador confirmou a intermediação de uma associação de torcedores do próprio Ferroviário que solucionou as pendências financeiras relativas ao hotel e passagem

"Infelizmente o presidente do Ferroviário Atlético Clube em nenhum momento honrou o que acordamos. Agradeço ao Emmanuel Garcia, que é presidente da AAFAC - Associação dos Amigos do Ferroviário, entidade que prontamente intermediou uma solução para o caso e me propiciou sair da cidade sem ter que arcar do próprio bolso com a questão da hospedagem e do ticket aéreo", disse Joel Cornelli.

quarta-feira, 14 de setembro de 2011

Joel Cornelli expõe sua situação em Fortaleza através de texto pessoal

Hoje, 14 de setembro de 2011, completa um mês que o treinador Joel Cornelli deixou a direção técnica do Ferroviário Atlético Clube. O treinador continua na cidade de Fortaleza tentando resolver três meses de salários atrasados com a diretoria do clube, além de requerer o pagamento de sua hospedagem e passagem aérea conforme acordado anteriormente.

Desde o início, Joel mostrou-se ético e profissional no sentido de não expor o Ferroviário em suas pendências financeiras, tentando resolver tudo da melhor maneira possível, sempre aberto ao diálogo e a algum tipo de acordo. Passados trinta dias sem a menor consideração por parte dos mandatários do clube, o treinador decidiu publicar um texto onde coloca abertamente a situação:

DURA REALIDADE

Já passei pela minha carreira por vários clubes que enfrentavam problemas financeiros e que tinham dificuldades de cumprir seus compromissos com funcionários e profissionais de futebol. Acompanhei de perto o sofrimento e a angústia de alguns gestores, a vergonha e a indignação de outros, e a tristeza e desolação dos mais corretos na busca pela solução destes problemas.

A todos tratei com respeito e compreensão, e da mesma forma sempre fui tratado. Todos tinham um ponto em comum: ansiavam em buscar a solução, pois não queriam ver seus clubes prejudicados, nem suas reputações pessoais maculadas, e por isso nunca se omitiram ou se acovardaram diante de seus credores, e nunca mentiram ou negaram suas dívidas.

Diante do quadro que me encontro atualmente, chego a conclusão que, o que diferencia os clubes anteriores e o último em que estive, o digno e tradicional Ferroviário Atlético Clube, do Ceará, é a qualidade das pessoas com quem tratei. No passado, homens que tinham a decência e a correção que, hoje, não encontro na figura dos mandatários principais do time cearense.

O clube há muito tempo vive dificuldades financeiras. Todas elas até hoje foram superadas e administradas, por se tratar apenas da questão do “vil metal”. Mas, hoje, a questão que se coloca é maior. Transcende o material, e por isso muito mais grave de se resolver. A questão que se impõe é moral, de princípios e de conduta. E isso não se resolve com dinheiro. Valores e ética não se compram. Pela má condução dos gestores do clube, particularmente de seu presidente, que em 10 meses de gestão afastou a grande maioria das pessoas que apoiavam a equipe, hoje, o Ferroviário sofre do pior dos males: a falta do patrimônio humano, de pessoas que inspirem confiança e mostrem caráter, dignidade e honra. Quem irá se aproximar, pessoa física ou jurídica, de uma entidade que trata os seus subordinados como hoje são tratados os funcionários e profissionais do Ferroviário? Quem?

Ninguém segue um general que não demonstre postura e comando, e que não se identifique com a sua causa. A causa do Ferroviário tem que ser o seu torcedor, que é o seu maior patrimônio, e não os interesses pessoais de um ou dois indivíduos. Esse é o ponto central. A situação vexatória em que se encontra o time cearense hoje, esportiva, moral e economicamente, é apenas reflexo da política e do caráter de seus gestores.

                                                                                                           Joel Cornelli

terça-feira, 13 de setembro de 2011

Estádio Presidente Vargas comemora 70 anos em grande estilo


Na manhã de hoje, dia 13, o treinador Joel Cornelli aproveitou a sua permanência na cidade de Fortaleza e prestigiou a solenidade de aniversário dos 70 anos do Estádio Presidente Vargas, que foi oficialmente reinaugurado e passa a ser um dos mais modernos do Brasil após ampla reforma que durou três anos.

O evento marcou como principal novidade a inauguração da Calçada da Fama, da Sala de Imprensa e da Tribuna de Honra do novo PV (foto), como o estádio é carinhosamente chamado pelos desportistas cearenses. A cerimônia contou com a presença da Prefeita de Fortaleza, Luizianne Lins, do Secretário de Esportes da cidade, Evaldo Lima, além de autoridades políticas e esportivas do estado.

Na ocasião, Joel Cornelli teve o privilégio de reencontrar profissionais e bons amigos conquistados em sua passagem pelo futebol cearense. Além de radialistas e jornalistas, Joel esteve também com ex-jogadores que brilharam no futebol local e nacional, entre eles o ex-atacante Jorge Veras, que brilhou no Ferroviário (CE), Criciúma (SC) e Grêmio (RS).

"O PV ficou realmente muito bonito. Estão de parabéns todos os envolvidos na reforma e não há dúvidas de que realmente quem ganha com um estádio dessa qualidade é o próprio futebol cearense. A cidade de Fortaleza tem agora uma arena digna das tradições e dos atletas que brilharam neste gramado nestas sete décadas de existência", declarou Joel Cornelli ao final da solenidade.

As comemorações do aniversário do Presidente Vargas prosseguem nesta quarta-feira, dia 14, com a realização do amistoso de masters: Brasil x Argentina. No fim do mês, a Fundação Demócrito Rocha lança um livro contando a história do estádio.

quinta-feira, 8 de setembro de 2011

Joel Cornelli continua aguardando uma solução para deixar Fortaleza

O treinador Joel Cornelli continua na cidade de Fortaleza aguardando uma definição por parte de seu último time, o Ferroviário Atlético Clube, com relação à algumas pendências profissionais que ainda não foram solucionadas pela direção do time cearense.

Ansioso para retornar ao convívio familiar no Rio Grande do Sul, o técnico gaúcho aguarda há três semanas uma solução definitiva para o caso. "Já me coloquei a disposição da direção do Ferroviário até mesmo para facilitar a negociação e resolver tudo de uma vez por todas. O problema é que estão empurrando a situação com a barriga e não há meio de voltar pra casa sem antes resolver essas pendências", disse Joel.

A direção do Ferroviário acenou um provável acerto para esta quinta-feira, dia 8. Mais uma vez, os dirigentes do time cearense descumpriram a promessa e sequer deram uma satisfação ao final do dia. Pelo twitter, Joel Cornelli comunicou: "Mais um dia de promessas, espera, descaso e desrespeito...", lamentando a total falta de consideração por parte dos diretores do clube.

Ainda sobre o fato, no último dia 6, o treinador postou em seu twitter: "Minha situação em Fortaleza beira o surreal. Que falta faz um Sindicato Nacional dos Técnicos Profissionais de Futebol". Demonstrando profundo respeito pela instituição Ferroviário Atlético Clube, Joel Cornelli lamenta bastante a falta de atenção dos dirigentes: "Uma situação assim mancha a imagem do clube em todo o país. Sempre terei o maior respeito pela instituição, mas é preciso que se resolva de uma vez por todas a minha situação para que eu possa seguir a minha vida profissional em outro lugar", finalizou.

segunda-feira, 5 de setembro de 2011

Participação Ao Vivo hoje à noite em programa esportivo da Rádio Globo


Depois de participar no último sábado do programa `As Frias do Sérgio´, na Rádio Povo/CBN, Joel Cornelli foi mais uma vez convidado a participar de um programa esportivo de rádio na capital cearense. Hoje à noite, o técnico gaúcho estará ao vivo no ´Fórum Esportivo`, veiculado pela Rádio Globo de Fortaleza.

O convite partiu do radialista Jota Lacerda (foto), que no último sábado anunciou em seu twitter a presença do treinador. O programa, que tem duração de duas horas, começa às 20 horas e é comandado pelos competentes profissionais Renato Abreu e Jota Lacerda. Esta será a segunda participação de Joel Cornelli no Fórum Esportivo. A primeira ocorreu em maio desse ano.

A programação ao vivo da Rádio Globo Fortaleza pode ser acompanhada pela Internet através do site oficial da emissora: http://www.radioglobofortaleza.com.br

domingo, 4 de setembro de 2011

Joel Cornelli reencontra o preparador físico Fábio Mahseredjian


O treinador Joel Cornelli aproveitou o fim de semana na cidade de Fortaleza para reencontrar seus conterrâneos do Internacional de Porto Alegre, que hoje atuou contra o Ceará, no Estádio Presidente Vargas, em mais uma rodada do campeonato brasileiro de futebol.

Mantendo sua rotina profissional de acompanhamento in loco das principais partidas realizadas na capital cearense, Joel conferiu o empate de 1x1 entre as duas equipes. Ao final do jogo, o treinador foi convidado a visitar o vestiário do Inter e reencontrou antigos companheiros, dentre eles o atacante Jô, que marcou o gol do time gaúcho no jogo de hoje.

Além do ex-craque do Manchester City, Joel Cornelli esteve com o amigo Fábio Mahseredjian (foto), preparador físico do Inter e da Seleção Brasileira, com quem teve o privilégio de jantar e colocar as novidades profissionais em dia.

Sobre a satisfação de reencontrar Fábio, Joel comentou: "Trata-se de um dos melhores amigos que fiz no futebol, um profissional competente e sério. Estivemos juntos pela última vez em Porto Alegre, agora foi a minha vez de retribuir a atenção aqui em Fortaleza. É sempre um prazer reencontrá-lo".

terça-feira, 30 de agosto de 2011

Técnico Joel Cornelli é o convidado do programa "As Frias do Sérgio"


O técnico Joel Cornelli é o convidado do programa "As Frias do Sérgio" deste próximo sábado, 3 de setembro, a partir das 19h. Veiculado há quase 40 anos e dono de uma estrondosa audiência, o programa é apresentado pelo consagrado jornalista Sérgio Ponte (foto) na Rádio O POVO/CBN 1200AM.

Na oportunidade, Joel comentará sobre o período em que esteve no Ferroviário, desde o Campeonato Cearense, quando voltava ao clube onde já havia estado em 2010, até o início da Copa Unimed Fortaleza. Durante o intervalo entre as duas competições, e após ter livrado a equipe do rebaixamento para a 2ª divisão estadual, o treinador fez um grande trabalho de renovação do elenco através de avaliações técnicas e indicações de jogadores dentro da política traçada pela diretoria, formando uma sólida base de jovens atletas.

Joel Cornelli abordará ainda os verdadeiros motivos que ocasionaram o encerramento repentino das atividades no time cearense, após 5 amistosos (2 vitórias e 3 empates) e um jogo oficial, na estreia na Copa Unimed contra o Guarany de Sobral. Na última semana, houve o desligamento em definitivo do técnico com o Ferroviário Atlético Clube.

Para quem estiver fora do estado do Ceará, é possível acompanhar a participação de Joel Cornelli pela Rádio O POVO/CBN através da transmissão online: http://www.opovo.com.br/radios-e-tv/radioopovocbn.

segunda-feira, 29 de agosto de 2011

Reencontro com o gestor de futebol Paulo Angioni em hotel de Fortaleza


Aproveitando a passagem da delegação do Esporte Clube Bahia pela cidade de Fortaleza, o técnico Joel Cornelli teve a oportunidade de rever o gerente de futebol Paulo Angioni, um dos nomes mais experientes do futebol brasileiro. Ambos trabalharam juntos no Corinthians/SP, em 2005.

Joel e Paulo estiveram reunidos no Hotel Iate Plaza (foto), na manhã do último domingo, dia 28, momentos antes do jogo do Bahia contra o Ceará, pelo Campeonato Brasileiro da Série A.

"É sempre um prazer reencontrar os profissionais com que trabalhamos em outros clubes. O Paulo Angioni foi gerente do Corinthians no período em que lá estive com o Tite. Pude rever também o Fabinho e o Carlos Alberto, que faziam parte daquele grupo de trabalho em 2005", disse Joel Cornelli.

Além de manifestar alegria em encontrar um antigo companheiro do futebol, Paulo Angioni desejou sucesso ao treinador Joel Cornelli: "Trata-se de um profissional sério e competente. Torço para vê-lo brevemente no comando de um grande time do nosso futebol. Aproveitei para parabenizá-lo pelo site, que é ótimo para acompanharmos suas notícias no meio profissional", finalizou Paulo.

domingo, 28 de agosto de 2011

Observações e encontro com amigos durante o Campeonato Brasileiro


De folga na cidade de Fortaleza enquanto resolve pendências com seu ex-clube, o técnico Joel Cornelli aproveita para realizar observações técnicas durante os jogos do campeonato brasileiro de futebol. Além das partidas, a visita das delegações que jogam na capital cearense é sempre também uma ótima oportunidade para o reencontro com amigos do futebol.

Neste final de semana, Joel esteve no Estádio Presidente Vargas e conferiu de perto o empate entre Fortaleza e Campinense, pela Série C do campeonato brasileiro. Já na tarde deste domingo, o técnico gaúcho aproveita para prestigiar o jogo do Ceará contra o Bahia pela Série A, ocasião pela qual terá o privilégio de rever o amigo Paulo Angioni (foto), gerente de futebol da equipe baiana.

"Faz parte do trabalho de qualquer treinador manter-se atualizado a respeito de como jogam os times e aproveitar para conhecer novos jogadores em campo. O futebol brasileiro é sempre pródigo no surgimento de novos talentos. Além disso, é sempre um prazer reencontrar profissionais com os quais já trabalhamos em outras equipes", finalizou Joel.

sexta-feira, 26 de agosto de 2011

Confirmada a saída em definitivo de Joel Cornelli de time nordestino


Na manhã desta sexta-feira, dia 26, Joel Cornelli confirmou a sua saída em definitivo do Ferroviário Atlético Clube, tradicional equipe do futebol nordestino. Apesar da possibilidade de assumir o trabalho de revelação de novos jogadores para o time cearense, o treinador optou por manter o foco de sua carreira na realização de trabalhos junto ao departamento de futebol profissional.

Durante o período que permaneceu no ´Tubarão da Barra`, o técnico gaúcho salvou a equipe do rebaixamento no campeonato estadual e iniciou um trabalho de completa reformulação da equipe profissional e do Sub/20 coral, trabalhando com afinco nas dependências da Vila Olímpica Elzir Cabral (foto), estádio de propriedade do Ferroviário.

Com a experiência de já ter dirigido clubes em competições estaduais e nacionais, tanto no Brasil como no exterior, Joel agradeceu o interesse da direção do Ferroviário e justificou a sua decisão: "Preferi nesse momento apostar na possibilidade de trabalhos mais consistentes no setor profissional de outras equipes. Creio que seja a decisão mais coerente a tomar".

Joel Cornelli permanece na cidade de Fortaleza pelo menos pelas próximas semanas, pois tem algumas pendências de ordem pessoal a resolver. A expectativa do treinador é de que retorne para sua residência, no Rio Grande do Sul, no mês de setembro.

sexta-feira, 19 de agosto de 2011

Joel aguarda posição da diretoria para trabalho de revelação de talentos


O treinador gáucho Joel Cornelli continua na cidade de Fortaleza e aguarda ainda uma definição concreta da direção do Ferroviário Atlético Clube para tomar uma decisão quanto a seu futuro profissional no futebol.

A direção do clube manifestou o desejo de contar com Joel (foto) no comando do Sub/20 coral que está prestes a disputar o Campeonato Cearense da categoria. Em reunião ocorrida durante a semana com o presidente Luiz Gonzaga Neto, o técnico gaúcho colocou suas necessidades de trabalho para continuar a frente da importante tarefa de revelar talentos para o Ferroviário. 

"Conseguimos montar uma ótima safra de jogadores para o Sub/20. Tenho absoluta certeza que o Ferroviário é um dos candidatos ao título e pode reconquistar uma hegemonia nas bases que há muito tempo não acontece. Temos, entretanto, que ter condições de trabalho e focar na competição. O presidente Luiz Neto está a par da situação e combinamos a continuidade do trabalho a partir do momento que algumas pendências forem resolvidas", declarou Joel Cornelli.

De acordo com a tabela disponibilizada pela Federação Cearense de Futebol, o Sub/20 do Ferroviário faz sua estreia no campeonato da categoria no próximo dia 27, às 15h30, no Elzir Cabral, contra a equipe do Floresta.

terça-feira, 16 de agosto de 2011

Site oficial lançado pela Tatics completa hoje dois meses de atividades


O site oficial do treinador Joel Cornelli completa hoje dois meses no ar, levando informações profissionais e notícias atualizadas a todos dos desportistas que acompanham a carreira do técnico gaúcho, que além de bons trabalhos no Rio Grande do Sul, militou nos últimos anos em Minas Gerais, Ceará, São Paulo e nos Emirados Árabes.

Lançado em 16 de junho passado, em evento (foto) acontecido num bar temático de esportes no Centro Cultural Dragão do Mar, na cidade de Fortaleza, o site de Joel Cornelli é um produto da Tatics Comunicação e Marketing Esportivo, que atua no mercado brasileiro prestando serviços de convergência e geração de conteúdo para redes sociais, trabalho de imagem, gestão de informação para imprensa e público em geral, dentre outros tipos de assessoria voltada exclusivamente para o público esportivo.

O site reúne o que há de mais moderno em termos de tecnologia para a Internet  e possui convergência para todas as principais mídias sociais da atualidade. Além das notícias profissionais de Joel Cornelli, sua página oficial oferece uma compilação de vídeos e fotos atualizadas, bem como estabelece um vínculo permanente de registro da participação do técnico em redes sociais como o Twitter, Blogger, LinkedIn e Facebook.

Em sessenta dias de existência, o site de Joel Cornelli possui registros de acesso em praticamente todos os estados brasileiros, além de Portugal, Espanha, Angola e Emirados Árabes no exterior, se consolidando como uma eficiente ferramenta de comunicação e de geração de oportunidades profissionais no mercado do futebol.

domingo, 14 de agosto de 2011

Treinador anuncia saída do comando profissional do Ferroviário

Na manhã deste domingo, dia 14, o treinador Joel Cornelli anunciou via twitter o seu desligamento do comando técnico profissional do Ferroviário Atlético Clube depois de um trabalho que durou cerca de três meses.

Após salvar a equipe coral de um vergonhoso rebaixamento para a segunda divisão do futebol cearense, Joel iniciou um trabalho de renovação completa no final do mês de maio. Todo o elenco do Sub/20 e da equipe profissional foram renovados para o segundo semestre a partir da política do clube de recrutar jogadores em avaliações no interior do estado.

Após cinco jogos amistosos, sendo duas vitórias e três empates, além de uma derrota no único jogo oficial desse período para o Guarany de Sobral, pelo Copa Unimed, Joel deixa o time profissional com a certeza do dever cumprido, apesar de lamentar a interrupção do trabalho.

"Salvar o time do rebaixamento, formar uma base Sub/20 forte e o início da formação de uma equipe profissional competitiva deve ser pouco. Enfrentamos limitações estruturais, atraso de salários, entre outras coisas. Infelizmente esta é a nossa realidade e no futebol é preciso tempo para colher os frutos do trabalho", declarou o técnico gaúcho.

Joel Cornelli comandou mais um amistoso neste final de semana

Com jogo oficial marcado apenas para o próximo dia 24 de agosto, o treinador Joel Cornelli comandou a equipe do Ferroviário Atlético Clube em mais um amistoso no Estádio Elzir Cabral, em Fortaleza. A partida aconteceu na tarde deste sábado, dia 13, e o adversário foi o Uruburetama, que se prepara para as disputas da 3ª divisão cearense.

A partida terminou empatada em 1x1. O artilheiro Silvano, mais uma vez, fez o gol coral. Praticamente todos os jogadores do elenco coral foram utilizados no decorrer do jogo para dar ritmo a todos. Joel armou a equipe titular com: Ari (Felipe), Wellington (Gleicyvan), Anderson Borges (Iuri), Romário (Leandro) e Raika (Dé); Rogério Manaus (Márcio), Kairo (Lincoln), Mimi (Éverton) e Piva (Juninho Oliveira); Silvano e Bruno (Luisinho).

Após a partida, os atletas foram liberados pela diretoria do Ferroviário com ordem de reapresentação para terça-feira às 14h. Já pensando na segunda-fase da Copa Unimed, que dá ao campeão uma vaga na Copa do Brasil do ano que vem, Joel Cornelli pedirá mais alguns reforços para qualificar o grupo coral nas disputas da competição.

quinta-feira, 11 de agosto de 2011

Treinador lamenta derrota coral na largada da Copa Unimed



Jogando no tradicional estádio do Junco (foto), na cidade de Sobral, o time comandado por Joel Cornelli foi derrotado na noite desta quarta-feira, dia 10, pelo placar de 3x1 diante da equipe do Guarany, na estreia do Ferroviário pela Copa Unimed Fortaleza 2011, competição que destina um vaga cearense para a Copa do Brasil do ano que vem.

Joel lamentou a derrota da equipe coral ao final do jogo. "Sentimos o peso da estreia, temos um grupo muito jovem ainda e fizemos um mau primeiro tempo. Quando acordamos para o jogo, diminuímos o placar e equilibramos as ações. Agora é trabalhar para o próximo compromisso no dia 24".

O jogo entre Guarany e Ferroviário começou morno. As primeiras oportunidades foram criadas depois dos 10 minutos, com uma grande chance para cada lado. Em casa, o Guarany se impôs e passou a dominar amplamente as ações. Niel, aos 27, e Rafael, aos 31 e 41, marcaram e definiram o placar do primeiro tempo a favor do time sobralense.

Após o intervalo, o Ferroviário voltou melhor e diminuiu logo aos 2 minutos, com Mimi cobrando falta. Ainda com ampla vantagem no marcador, o Guarany diminuiu o ritmo e o time coral foi pra cima. As principais chances continuaram nas cobranças de falta de Mimi e com o bom oportunismo de Silvano, mas o placar não mais modificou.

A arbitragem do jogo ficou a cargo de Paulo Ferreira, árbitro da Federação Cearense de Futebol. As duas equipes apresentaram a seguinte formação: 

Ferroviário - Ari, Wellignton, Romário, Leandro e Raika; Gleycivan (Rogério Manaus), Mimi, Kairo, Piva (Marquinhos Portugal), Juninho Oliveira (Éverton); e Silvano. - Técnico: Joel Cornelli

Guarany de Sobral - Ricardo, Ângelo, Braga, Alexandre e Neílton; Ricardo Baiano, Rodolfo Potiguar, Julinho e Luís Carlos (Paulo Roberto); Rafael (Kelson) e Niel (Leandro Mendes). - Técnico: Oliveira Lopes

terça-feira, 9 de agosto de 2011

Ferroviário larga na Copa Unimed Fortaleza contra o Guarany de Sobral

Após um intervalo sem jogos oficiais, desde o fim da participação no Campeonato Cearense, em abril, o Ferroviário voltará a campo nesta quarta-feira, 10 de agosto, para estrear na Copa Unimed Fortaleza, competição estadual que dará ao campeão uma vaga na Copa do Brasil em 2012.

A partida será na cidade de Sobral, contra o Guarany, e tem início marcado par 20:15h. "Para ajudar financeiramente o clube, viajaremos no dia do jogo e não faremos concentração", disse o técnico Joel Cornelli.

"Nosso elenco conta hoje com 10 atletas com idade profissional e mais 27 com idade Sub/20. Trabalho de renovação do time está em andamento. Apesar da baixa média de idade da equipe estamos confiantes. Fizemos 4 amistosos, com 2 vitórias e 2 empates, e a produção individual e coletiva está aumentando. A ideia para a próxima fase é trazermos entre 2 a 4 atletas para qualificar o elenco e potencializar o talento dos mais jovens", completou o treinador, fazendo um balanço do trabalho realizado durante esta inter-temporada.

domingo, 7 de agosto de 2011

No último amistoso antes da estreia, mais uma vitória do Ferroviário



Jogando na noite de sábado, dia 6, o Ferroviário venceu, de virada, o Itaitinga pelo placar de 2x1, com gols de Kelson e Silvano para o time coral. A partida aconteceu no Estádio Elzir Cabral (foto), no bairro da Barra do Ceará, em Fortaleza.

Foi o último amistoso do clube antes da estreia na Copa Unimed Fortaleza 2011, marcada para a próxima quarta, em Sobral, contra o Guarany. No total, foram realizados 4 amistosos com o time principal nesta inter-temporada, com 2 empates e 2 vitórias. "A ordem agora é mobilização", disse o técnico Joel Cornelli.

Mais uma vez, o treinador coral utilizou praticamente todos os jogadores convocados para a partida. Apenas o goleiro reserva Felipe não entrou em campo. O time titular alinhou com: Ari, Wellington, Romário, Leandro e Raika; Gleicyvan, Mimi, Marquinhos Portugal e Kairo; Juninho Oliveira e Silvano. No decorrer dos 90 minutos, entraram: Anderson Borges, Italo, Dé, Éverton, Rogério Manaus, Piva e Kelson.

Apesar de ter dominado amplamente as ações no primeiro tempo, o Ferroviário pecou nas finalizações e perdeu grandes oportunidades. A partida foi para o intervalo com um empate sem gols. Já no segundo tempo, logo no início, pênalti contra a equipe coral. O atleta Deon, do Itaitinga, cobrou, o goleiro Ari fez grande defesa, mas, no rebote, Deon marcou.

Após sofrer o gol, o Tubarão da Barra voltou a pressionar o adversário e, diferentemente da etapa inicial, as chances foram melhor aproveitadas. Kelson marcou, de cabeça, o gol de empate, enquanto Silvano fez, de perna esquerda, o da virada. Foi o terceiro gol dele com a camisa coral. O Ferroviário poderia ter ainda ter ampliado, mas o placar final ficou mesmo no Ferroviário 2x1 Itaitinga.

quinta-feira, 4 de agosto de 2011

Vitória do Ferroviário por 1x0 em mais um amistoso preparatório

Em mais um amistoso preparatório para a Copa Unimed Fortaleza 2011, o Ferroviário venceu na tarde de ontem, no estádio de sua propriedade, o Elzir Cabral, a equipe do Tiradentes por 1x0. O gol coral foi marcado pelo atacante Silvano, na segunda etapa.

O técnico Joel Cornelli utilizou todos os vinte jogadores convocados para a partida. O time titular alinhou com Ari, Wellington, Elizeu, Leandro e Raika; Nonato, Marquinhos Portugal, Mimi e Kairo; Juninho Oliveira e Silvano. No decorrer dos 90 minutos, entraram Felipe, Italo, Romário, Dé, Gleycivan, Éverton, Rogério Manaus, Piva e Kelson.

No próximo sábado, Joel deve comandar o Ferroviário em mais um amistoso no Elzir Cabral, o último antes da estreia do time cearense na Copa Unimed, que acontece no dia 10, na cidade de Sobral, contra o Guarany.

terça-feira, 2 de agosto de 2011

Técnico quer dois novos jogos treinos antes da estreia na Copa

O técnico Joel Cornelli solicitou à direção do Ferroviário mais dois novos jogos treinos antes da estreia do clube na Copa Unimed Fortaleza 2011, e o primeiro já está marcado: será nesta quarta-feira, 3, às 15h30 no estádio Elzir Cabral contra o Tiradentes, equipe da primeira divisão cearense.

O segundo amistoso deverá acontecer no final de semana, mas ainda sem local, hora e adversário definidos. O Ferroviário larga na Copa Unimed contra o Guarany de Sobral, dia 10 de agosto no estádio do Junco. Uma semana depois, provavelmente no estádio Presidente Vargas, acontece o jogo de volta entre os dois times, para definir quem será o lider do grupo. Ambos já estão classificados para a próxima fase.

domingo, 31 de julho de 2011

Joel Cornelli lamentou falta de condições em estádio no interior

O técnico Joel Cornelli esteve a frente do Ferroviário em mais um amistoso preparatório para a Copa Unimed Fortaleza, que agora, após a desistência do Itapipoca Esporte Clube, terá início para os corais somente no dia 10 de agosto, em estreia marcada fora de casa diante do Guarany de Sobral.

O amistoso aconteceu neste sábado, 30, na cidade de Itaitinga, contra um selecionado local. No primeiro tempo, Joel utilizou a formação considerada titular e o Ferroviário foi para o intervalo vencendo por 1x0, gol do meia Kairo. Na etapa final, a equipe foi toda modificada, preservando apenas o goleiro Ari. Já nos últimos minutos, o time de Itaitinga decretou o empate: 1x1.

Como destaque negativo do confronto, as péssimas condições do gramado do estádio na cidade interiorana. "Praticamente inexistia grama, especialmente na laterais, com muita areia. Nenhum time profissional tem condições de jogar ali. Infelizmente, fiquei impossibilitado de fazer uma melhor análise do grupo de atletas, principal objetivo do amistoso", comentou Joel Cornelli

O técnico do Ferroviário mandou à campo os seguintes jogadores: Ari; Wellington (Italo), Romário (Iuri), Leandro (Anderson Borges) e Dé (Raika); Lima (Gleycivan), Rogério Manaus (Éverton) Kairo (Lincoln) e Juninho Oliveira (Piva); Silvano (Kelson) e Marquinhos Portugal (Luisinho).

sábado, 30 de julho de 2011

Ferroviário realiza amistoso hoje à tarde na cidade de Itaitinga

O treinador Joel Cornelli comanda o Ferroviário Atlético Clube em mais um amistoso preparatório do time cearense para as disputas da Copa Unimed, que garantirá ao campeão uma vaga para a Copa do Brasil do ano que vem.

O amistoso ocorre na cidade de Itaitinga, localizada na região metropolitana de Fortaleza, às 15h15m. O adversário será um selecionado local. O treinador convocou 22 atletas para a partida:

- Goleiros: Ari e Marcão
- Laterais: Wellington, Dé, Italo e Raika
- Zagueiros: Romário, Leandro, Iuri e Anderson Borges
- Volantes: Lima, Rogério Manaus, Gleycivan e Éverton
- Meias: Kairo, Juninho Oliveira, Lincoln e Piva
- Atacantes: Silvano, Marquinhos Portugal, Kelson e Luisinho

Ontem, Joel Cornelli lamentou a desistência do Itapipoca de participar da Copa Unimed. A equipe cearense estava no mesmo grupo do Ferroviário e abriu mão de sua participação por problemas financeiros:.

"Se por um lado esse fato facilita a nossa classificação para a próxima fase da competição, por outro deixaremos de jogar mais duas partidas em ritmo de competição, mas a equipe está preparada para buscar a excelência técnica a partir dos jogos preparatórios", declarou.

sexta-feira, 29 de julho de 2011

Encontro de profissionais do esporte no novo Presidente Vargas



Na noite da última quinta-feira, dia 28, o treinador Joel Cornelli manteve sua rotina profissional de acompanhamento dos jogos do campeonato brasileiro de futebol e foi ao novo estádio Presidente Vargas, recentemente reinaugurado pela Prefeitura de Fortaleza. 

Além de assistir a vitória do Ceará em cima do Atlético Paranaense pelo placar de 2x1, o treinador gaúcho teve o privilégio de encontrar profissionais ligados ao futebol como o Secretário de Esportes de Fortaleza, Evaldo Lima, o jornalista Paulo César Norões, do Sportv, o atual treinador do Bragantino e ex-jogador do Ferroviário, Marcelo Veiga, dentre outros.

Na ocasião, Joel prestigiou a coleta da marca dos pés para a criação da Calçada da Fama, que em breve será inaugurada na entrada do estádio. Além de Marcelo Veiga, o evento reuniu a coleta das pegadas de Renato Gaúcho, treinador do Atlético/PR, e do zagueiro Fabrício, que completou 200 jogos com a camisa do Ceará, seguindo a filosofia da administração do estádio de homenagear ídolos do futebol que marcaram a história do Presidente Vargas, que em setembro próximo completará 70 anos de existência.

domingo, 24 de julho de 2011

Joel Cornelli comandou o Ferroviário no primeiro teste para a Copa


Preparando-se para a Copa Unimed, competição estadual que começa já no início do próximo mês, o Ferroviário, do técnico Joel Cornelli, empatou em 2x2 com o Eusébio no último sábado. O jogo aconteceu no estádio Elzir Cabral, em Fortaleza.

Foi o primeiro teste da equipe neste semestre, que apresentava-se para a sua apaixonada torcida. Dos nove jogadores contratados até então pela diretoria do clube, Joel Cornelli contou com apenas quatro entre os titulares: o goleiro Ari e o volante Rogério Manaus, que renovaram contrato com o Ferroviário após o Estadual; o meia Juninho Oliveira e o atacante Silvano, ambos com passagens pelo Brasil de Pelotas (RS). O restante da equipe foi formada por jogadores Sub/20.

Após ser surpreendido e terminar o primeiro tempo perdendo com dois gols de desvantagem, o técnico Joel Cornelli reorganizou a equipe no intervalo e proporcionou uma ótima desenvoltura na etapa final. Os gols do empate foram marcados por Silvano e Marquinhos. Em um lance inusitado, o Ferroviário chegou a marcar o terceiro gol, com a bola entrando após bater no travessão. O assistente correu em direção ao centro do campo e confirmou o lance. Era a virada do placar, mas o árbitro, inexplicavelmente, não validou o gol e mandou seguir a partida.

Joel Cornelli mandou à campo a seguinte escalação, no esquema 4-4-2: Ari, Wellington, Artur (Romário), Leandro e Dé; Lima, Éverton (Kairo), Rogério Manaus e Juninho Oliveira; Silvano e Marquinhos (Luisinho).

Nos últimos dias, se apresentaram ao Ferroviário o meio-campista Piva, com passagens por Ceará (CE), Paulista de Jundiaí (SP) e Treze de Campina Grande (PB), e o zagueiro e lateral Elizeu, ex-Juventude (RS), Botafogo (RJ) e Vitória (BA).

Mais dois amistosos estão sendo agendados até o início da competição. Joel Cornelli, que deverá estar recebendo mais reforços durante esta semana, espera já ter a presença de todas as caras novas e dar mais experiência ao time que brigará pelo título e, consequentemente, por uma vaga na Copa do Brasil em 2012.

terça-feira, 19 de julho de 2011

Amistoso marcará a apresentação do time principal do Ferroviário



Após conquistar mais uma vitória à frente do time Sub/20 do Ferroviário, no último final de semana, o técnico Joel Cornelli comandará pela primeira vez neste segundo semestre o novo time principal do clube em amistoso marcado para o próximo sábado, dia 23, contra o Eusébio, que se prepara para o início da terceira divisão cearense.

O jogo acontecerá no estádio Elzir Cabral e tem início programado para 16h. Será a apresentação do grupo profissional do Ferroviário à sua torcida, visando a estreia na Copa Unimed Fortaleza, dia 6 de agosto diante do Itapipoca também na Barra.

quarta-feira, 13 de julho de 2011

Técnico recebe as primeiras contratações de atletas profissionais

Depois de inúmeras avaliações técnicas em todo o estado do Ceará e cinco proveitosos jogos treinos para a formação de uma competitiva equipe Sub/20 do Ferroviário, o técnico Joel Cornelli começou a receber esta semana as primeiras contratações de jogadores profissionais visando a Copa Unimed Fortaleza 2011.

O goleiro Ari, o volante Rogério Manaus, o meia Juninho Oliveira e o atacante Silvano acertaram com o clube e já treinam normalmente na Vila Olímpica Elzir Cabral. O primeiro volta ao time após ter sido comandado por Joel nas três últimas partidas do Campeonato Cearense, sendo uma das peças fundamentais para a permanência coral na primeira divisão. O segundo também esteve no Ferroviário durante o Estadual, mas foi emprestado ao URT de Patos (MG) ainda no começo do returno.

Juninho Oliveira e Silvano são caras novas para a torcida do Ferroviário, mas têm o aval de Joel Cornelli. Ambos já vestiram as camisas do Brasil de Pelotas e do Rio Grande, no futebol gaúcho. Juninho acumula também passagens por times de Portugal e da Colômbia. Mais experiente e com faro de goleador, Silvano já jogou na China e este ano foi artilheiro do América no Campeonato Pernambucano.

A estreia do Ferroviário na Copa Unimed, segunda mais importante competição cearense e que dá ao campeão o direito de disputar a Copa do Brasil do ano seguinte, será no dia 6 de agosto, sábado, às 16h em Fortaleza contra a equipe do Itapipoca.

sábado, 9 de julho de 2011

José Maria Paiva e Nasser Khalil reforçam comissão técnica de Joel

Após mais de um mês de trabalho intensivo, garimpando jovens atletas em todo o Ceará e formando uma sólida base Sub/20 no Ferroviário Atlético Clube, o técnico Joel Cornelli ganhou esta semana dois importantes reforços para a sua comissão técnica, que agora se dedicará na formação da equipe profissional para as disputas da Copa Unimed Fortaleza 2011, a partir de agosto.

O preparador físico José Maria Paiva e o treinador de goleiros Nasser Khalil foram apresentados pelo presidente Luiz Gonzaga Neto e já começaram os treinos na Barra do Ceará. José Maria Paiva é um velho conhecido da torcida do Ferroviário, já tendo participado de quatro títulos estaduais do clube. Nos últimos anos, foi o responsável pela preparação física do rival Fortaleza. Nasser Khalil é ex-goleiro, com passagens pelo futebol paulista e goiano. No estado do Ceará, ultimamente, trabalhou no CETEN, em parceria com o Palmeiras (SP), e no Crato.

Além deles, foi também confirmado o nome do Dr. César Holanda como novo responsável pelo departamento médico coral. Completando a comissão, Tchesco continua como mordomo na rouparia, e Neto e Fábio são os massagistas. A supervisão fica por conta de Francisco Pereira, o experiente Chicão.

Ainda são aguardados para este mês mais dois novos profissionais, um auxiliar técnico e um auxiliar de preparação física, fechando a comissão que tentará garantir a vaga do Ferroviário na Copa do Brasil de 2012.

Hoje, Joel comandará mais uma vez o Ferroviário, ainda com o Sub/20, desta vez na cidade de Caridade contra o Arsenal, clube profissional da 2ª divisão cearense.

quinta-feira, 7 de julho de 2011

Joel Cornelli reencontra amigos dos tempos de Atlético Mineiro


A delegação do Atlético Mineiro, por ocasião do jogo contra o Ceará pelo Campeonato Brasileiro, esteve em Fortaleza na última quarta-feira, 6. Oportunidade que marcou o reencontro de Joel Cornelli com antigos amigos.

O atual técnico do Ferroviário (CE) esteve no hotel onde encontrava-se o Galo. Ao seu lado, na foto, Domênico, assessor de imprensa, e Barbirotto, treinador de goleiros. Este último, que também já teve uma passagem pelo Ferrão como atleta, jogou junto de Joel no Caxias (RS) durante o vice-campeonato estadual de 1990.

O gaúcho Joel Cornelli trabalhou no Atlético Mineiro em 2005, como auxiliar técnico de Tite, hoje treinador do Corinthians (SP).

segunda-feira, 4 de julho de 2011

Vitória no encerramento da primeira fase do trabalho no Ferroviário

O técnico Joel Cornelli encerrou com vitória a primeira fase do trabalho de preparação do Ferroviário para a Copa Unimed Fortaleza 2011, competição cearense que dará ao campeão uma vaga na Copa do Brasil do próximo ano.

No último sábado, atuando com formações distintas em cada tempo de jogo, ambas Sub/20, o Ferroviário venceu o time do projeto Primeiro Passo/São Paulo pelo placar de 4x2. Os gols corais foram marcados por Lima, Éverton e Luisinho, duas vezes.

Para uma última avaliação de todos os jovens atletas, Joel Cornelli mandou à campo a seguinte equipe no primeiro tempo: Wítalo, Ítalo, Iuri, Leandro e Dé; Lima, Éverton, Lincon e Rafael; Marquinhos e Bruninho. Para a segunda etapa, o técnico escalou: Anderson, Erivélton, Sandro, Anderson II e Raikard; Glaycivan, Léo (Berg), Márcio Silva e Alan; Márcio (Luisinho) e Gerrivan.

Foi o quarto jogo treino comandado por Joel neste processo de reestruturação do time após o encerramento do Campeonato Cearense, com três vitórias e uma derrota, esta fora de casa, contra os profissionais do Trairiense, campeão estadual da segunda divisão e mais novo integrante da elite cearense. Naquela oportunidade, o Ferroviário dominou as ações e chegou a estar perto da vitória, mas levou o empate e, já nos acréscimos, em uma infelicidade do goleiro coral, acabou sofrendo a virada.

"Foram seis semanas de trabalho intenso na avaliação e treinamento de atletas oriundos das mais diversas localidades para a formação do Sub/20", disse Joel Cornelli. "Durante a semana acontecerá a apresentação do grupo profissional. Teremos os treinos integrados, em um primeiro momento, para a definição de ambos os grupos", completou.

quinta-feira, 30 de junho de 2011

Junho termina com a lembrança do título inesquecível do Caxias

O mês de Junho chega ao fim e o site oficial do treinador Joel Cornelli jamais poderia deixar de registrar a lembrança do aniversário de 11 anos do maior título da história do Caxias/RS, que valeu à tradicional equipe dos pampas o título de ´último campeão gaúcho do século XX´, após dois jogos decisivos contra o Grêmio, de Ronaldinho Gaúcho e companhia.

"Foi um grande prazer participar daquele trabalho ao lado do treinador Tite e de uma comissão técnica da maior competência. É bom olhar para trás e ver que, ao lado de um grupo de atletas comprometidos e talentosos, fizemos história no futebol do Rio Grande do Sul. É o tipo de aniversário que tem que ser sempre lembrado", declarou Joel Cornelli, que era o auxiliar técnico de Tite naquela vitoriosa campanha.

Após o título de Campeão Gaúcho do ano 2000, fundamentado em sólida estrutura profissional, o Caxias passou a realizar boas campanhas em âmbito estadual e nacional. Na Série B do ano seguinte, já sob o comando de Joel Cornelli, conquistou o 3° lugar na competição e por muito pouco não ascendeu à divisão de elite do futebol brasileiro. Atualmente, o Caxias se prepara para as disputas da Série C, que começa em meados de julho.

Para registrar o aniversário de 11 anos daquela memorável conquista, o site oficial de Joel Cornelli recorda os melhores momentos do primeiro jogo decisivo contra o Grêmio, realizado no Estádio Centenáro, onde o Caxias fez 3x0 no placar e praticamente garantia o título máximo do futebol gaúcho naquele ano:


quarta-feira, 29 de junho de 2011

Adotado padrão único em perfis criados nas principais mídias sociais

Por decisão estratégica de comunicação, facilitando a interação com amigos e torcedores, o técnico Joel Cornelli, assessorado pela Tatics - Comunicação e Marketing Esportivo, passa a ter um padrão único em todos os seus perfis criados nas mídias sociais, em consonância com seu site oficial.

No twitter, o novo nome do treinador é @joelcornelli, e no facebook, já atingido o número mínimo de fãs sugerido pela ferramenta, foi criado o endereço facebook.com/joelcornelli, que já pode ser ´Curtida` por todos que acompanham o trabalho do técnico gaúcho.

No ar desde o dia 16 de junho, marcado por evento realizado em bar temático em Fortaleza/CE, o site oficial de Joel Cornelli já é referência entre os profissionais da área, com média surpreendente de visitas diárias. Na última semana, matéria no Globoesporte.com contou com texto extraído do blog do técnico, em joelcornelli.blogspot.com.

Confira as fotos do evento de lançamento do site oficial e outros álbuns no flickr do técnico, em flickr.com/joelcornelli. Na oportunidade, foi também produzido um vídeo, acessível através de canal personalizado do youtube, em youtube.com/joelcornelli.

A assessoria da Tatics ao treinador, que também envolve a produção de conteúdo para imprensa e público-alvo, dentre outros trabalhos, faz parte do Programa de Comunicação Esportiva Digital oferecido pela agência e que consta nos serviços do portfólio da Tatics para os profissionais que militam exclusivamente no esporte.

segunda-feira, 27 de junho de 2011

Participação Ao Vivo na Rádio São Francisco 560 AM de Caxias do Sul


O treinador Joel Cornelli matou as saudades de sua terra natal na tarde desta segunda-feira, dia 27, participando ao vivo do ´Na Torcida`, programa de esportes veiculado diariamente pela rádio São Francisco 560 AM, de Caxias do Sul. 

No ar há dois anos, o ´Na Torcida` caracteriza-se pelo bom humor e pelo ótimo nível de informação, sempre pautado em excelentes debates entre os convidados. Joel, que já participou várias vezes nos estúdios da rádio São Francisco, dessa vez entrou no ar diretamente de Fortaleza, comentando sobre o seu trabalho no Ferroviário Atlético Clube, além de vários outros assuntos relacionados ao campeonato brasileiro da primeira divisão.

O programa, que pode ser ouvindo diariamente pela Internet, às 13 horas, tem o comando de Alberto Meneguzzi (à direita na foto) e traz sempre a participação de torcedores, ex-atletas e profissionais do futebol e de outros esportes.

Desempenho do time em campo agradou apesar da derrota por 3x2


O técnico Joel Cornelli comandou neste domingo mais um amistoso à frente do Ferroviário Atlético Clube, preparando o time coral para as disputas do Estadual Sub/20 e Copa Unimed Fortaleza, ambas com início programado para o mês de agosto. A partida aconteceu no Estádio Barrosão (foto), no município de Trairi.

Com garotos de até 20 anos em campo, já que o trabalho com o grupo profissional só terá início no próximo dia 4 de julho, o time comandado por Joel Cornelli enfrentou o Trairiense e surpreendeu, dominando as ações do jogo e envolvendo o atual campeão cearense da segunda divisão. O jogo caminhava para o empate em 2x2 quando, aos 49 minutos finais, o time da casa marcou o gol da vitória em cobrança de falta.

Pelo twitter, o treinador gaúcho mostrou-se satisfeito com o bom nível alcançado no primeiro mês de trabalho: "Apesar da derrota em Trairi, 3x2, contra o campeão da segundona, fiquei satisfeito com a evolução da equipe. Hoje, posso dizer, temos sub-20. Agora o direcionamento do trabalho se volta para a chegada do grupo profissional. Estamos ultimando os contatos para a definição do grupo".

Joel Cornelli utilizou a seguinte onzena no amistoso de ontem: Wítalo, Ítalo, Iuri, Arthur e Dé; Marcio Silva, Lincon, Éverton e Alan; Márcio e Marquinhos; No decorrer do jogo, também foram utilizados o goleiro Anderson, além de Leandro, Léo, Bruno, Gerrivan, Rafael e Lima.

sábado, 25 de junho de 2011

Joel Cornelli comanda o Ferroviário em amistoso na cidade de Trairi


Após mais uma semana de trabalho na Vila Olímpica Elzir Cabral, estádio de propriedade do Ferroviário Atlético Clube, o treinador Joel Cornelli encerrou os preparativos do Sub/20 coral, que neste domingo, dia 26, enfrenta o Trairiense, campeão da segunda divisão cearense, no paradisíaco município de Trairi, situado no litoral do estado.

Este será mais um teste para o Sub/20 do Ferroviário, completamente reformulado sob o comando de Joel Cornelli desde meados de maio. Em julho, no dia 4, acontece a reapresentação do elenco profissional do Ferroviário, ocasião pela qual o treinador gaúcho dará sequência ao trabalho de formação do grupo que disputará a Copa Unimed, competição estadual que destina uma vaga para a Copa do Brasil de 2012.

"Estamos montando uma nova base no Ferroviário. Iniciamos com o Sub/20, que já está com um grupo de bons jogadores que serão mesclados com os atletas profissionais que serão engajados no trabalho. Vamos trabalhar com dois grupos fortes e esperamos fazer bonito nas competições que iremos disputar", pontuou Joel Cornelli.

Além de campeão da segunda divisão cearense, o Trairiense vem de um bom retrospecto recente ao vender caro a derrota para o time do Fortaleza, por 3x2, em amistoso preparatório do tricolor cearense para as disputas do Campeonato Brasileiro da Série C, jogo realizado na última quinta-feira no Estádio Presidente Vargas, que contou com a presença do técnico Joel Cornelli na observação in loco de ambas as equipes.

terça-feira, 21 de junho de 2011

Treinador prestigia evento em homenagem ao ex-jogador Nando


Na noite desta terça-feira, dia 21, o treinador Joel Cornelli prestigiou o lançamento do livro "Futebol e Ditadura: a História de Nando o Primeiro Jogador Anistiado no Brasil", em concorrido evento realizado na Assembléia Legislativa de Fortaleza que contou com as ilustres presenças dos ex-jogadores Zico e Edu, além de personalidades locais.

O lançamento ocorreu como parte das homenagens na cidade ao primeiro jogador de futebol anistiado no Brasil, Fernando Antunes Coimbra, conhecido por “Nando”. O irmão de Zico foi jogador do Ceará Sporting Club no ano de 1968. Depois disso, teve a carreira prejudicada por ter sido perseguido por suas convicções políticas durante a ditadura militar, mesmo quando passou a atuar em Portugal.

"Depois de um dia de trabalho, é sempre bom aproveitar as opções culturais que a cidade oferece e nada melhor que unir o útil ao agradável prestigiando um evento ligado à história do futebol, justamente por isso fiz questão de comparecer a essa merecida homenagem ao ex-jogador Nando", declarou Joel.

As homenagens ao ex-jogador Nando terminam nesta quarta-feira, com um café da manhã no tradicional Estádio Presidente Vargas, recentemente modernizado. A iniciativa foi uma ação conjunta da Prefeitura de Fortaleza, através da Secretaria de Esporte e Lazer (Secel), da Associação Anistia 64-68; e do Centro Cultural Ceará Sporting.

segunda-feira, 20 de junho de 2011

Domingo de discussões acadêmicas com alunos de marketing esportivo


A tarde de domingo foi bastante especial no cotidiano de Joel Cornelli. O treinador aceitou o convite para participar de uma animada discussão na Fanor-Devry (foto), uma das principais instituições de ensino superior na cidade de Fortaleza. O debate serviu como atividade acadêmica para os alunos do curso de pós-graduação em Administração e Marketing Esportivo daquela entidade.

O encontro foi organizado para a disciplina de Gerenciamento de Carreiras, sob o orientação do Professor Ms. Chateaubriand Arrais Filho, que recebeu Joel Cornelli para expor toda sua experiência adquirida em quase três décadas no futebol. Durante três horas, os alunos do curso fizeram perguntas e se deliciaram com os casos contadas pelo técnico.

"Já havia tido o privilégio desse contato com alunos de pós-graduação em Caxias do Sul. Foi um grande prazer repeti-lo aqui em Fortaleza, principalmente em se tratando de alunos que pretendem exercer carreiras ligadas ao esporte. Agradeço o convite e estarei sempre a disposição da comunidade acadêmica", enfatizou Joel Cornelli.

quinta-feira, 16 de junho de 2011

Técnico Joel Cornelli anuncia lançamento do seu site oficial

Entrou hoje no ar o site oficial de Joel Cornelli, técnico de futebol gaúcho, que além de bons trabalhos em seu estado natal, militou nos últimos anos em Minas Gerais, Ceará e São Paulo, além de ter obtido uma excelente experiência internacional nos Emirados Árabes.

Joel Cornelli foi jogador de futebol nas décadas de 80/90, tendo sido no Caxias (RS) onde mais tempo atuou. Em 2000, exatamente no seu ex-clube, Joel conquistou o título de campeão gaúcho, quebrando a hegemonia da dupla Gre-Nal, como auxiliar de Tite.

Formado em Educação Física e pós-graduado em Treinamento Desportivo pela Universidade de Caxias do Sul (UCS), Joel Cornelli também trabalhou ao lado de Tite no São Caetano (SP), Corinthians (SP) e Atlético (MG), entre os anos 2003 e 2005.

Como técnico, dirigiu várias equipes no Rio Grande do Sul:: Veranópolis, Rio Grande, Pelotas, Brasil de Farroupilha, Cruzeiro e Guarany de Garibaldi, e em 2007 e 2008 comandou o Al Ain Football Club, nos Emirados Árabes. Em janeiro de 2011, disputou a Copa São Paulo pelo Atlético Monte Azul (SP). Atualmente, Joel Cornelli está no Ferroviário Atlético Clube (CE).

O site oficial de Joel Cornelli é assinado pela Tatics - Comunicação e Marketing Esportivo, agência responsável pelo assessoramento direto ao técnico, o qual também inclui convergência e geração de conteúdo para redes sociais, trabalho de imagem, gestão de informação para imprensa e público em geral, dentre outros benefícios.

quarta-feira, 15 de junho de 2011

Planejar para vencer: segredo do sucesso de uma agremiação

Qualidade ganha jogos. Competência também. As duas unidas podem levar uma equipe muito longe em uma competição, mas tenho a firme convicção que só com organização e planejamento uma agremiação pode conquistar títulos. Os "detalhes" que definem quem serão os vencedores e quais serão os vencidos ao final de uma temporada, mas como determinar se um título foi obra do acaso ou de um planejamento bem feito? Acredito que existem sinais exteriores que podem nos fazer distinguir essas duas realidades.

Em primeiro lugar penso que um clube que tenha um planejamento estratégico definido em todos os seus setores, com objetivos claros a curto, médio e longo prazo, profissionais gabaritados nas mais diversas áreas e comprometidos com a missão que lhes é apresentada sempre será um postulante às primeiras colocações nas mais diversas competições.

Passando para dentro das quatro linhas, a escolha cuidadosa e criteriosa do grupo de atletas, com o perfil que for determinado e uma análise do seu histórico e do interesse em participar e aceitar o projeto, minimizará no futuro os danos causados com possíveis erros de avaliação ou falta de produtividade dos mesmos. Correções de rumos e reavaliações são sempre importantes. Ter a humildade de reconhecer quando algo vai mal e que necessita de ajustes é o primeiro passo para a consequente melhora. Sem melindres e nem meias palavras. Desde a esfera executiva, passando pelo comando técnico e funcionários até chegar ao produto final que são os atletas.

Como o futebol está longe de ser ciência, e quanto mais exata, mesmo com todos esses cuidados o resultado final pode não ser satisfatório. Uma bola na trave, o erro do juiz, a falha do goleiro, uma expulsão no jogo decisivo. Tudo isso e muitas outras coisas mais podem determinar o rumo de uma competição e o seu vencedor. O que nos resta então? Em caso de conquista a alegria pelos objetivos alcançados é extremamente gratificante e faz com que tudo tenha valido a pena. E em caso de derrota? Neste caso, pelo menos, temos a consciência de que o que estava ao alcance de nossa competência foi feito. A sensação do dever cumprido pode ser muito reparadora.Um grande abraços a todos.